Comunicado da APAAE

Torturar não é, nunca foi, nem nunca será arte ou cultura. A cultura eleva o ser, não o rebaixa a instintos básicos e sanguinários.

A APAAE é uma ONG de proteção animal. De todos os animais. E, portanto, somos contra toda e qualquer violência exercida sobre os mesmos. Ninguém na normal posse das suas faculdades mentais poderá negar que uma tourada é um exercício de tortura sobre vários animais. A própria lei n.º 69/2014 que criminaliza os maus tratos abre uma escandalosa exceção para as touradas acabando deste modo implícita e tacitamente por as considerar maus tratos. Mas valores (financeiros) mais altos se levantaram. Que mais poderia ser?…

Torturar não é, nunca foi, nem nunca será arte ou cultura. A cultura eleva o ser, não o rebaixa a instintos básicos e sanguinários. Castelo Branco nunca teve esta "tradição". Mas há concelhos próximos onde ela existe e, como tal, corremos o risco da contaminação.

A autarquia albicastrense tem de distinguir uma tourada de, por exemplo, um inocente jogo de futebol. A tourada gera polémica, mal estar e é contestada por uma grande fatia populacional. Deste modo, proporemos à Câmara e respetiva Assembleia Municipal um regulamento que torne Castelo Branco livre de touradas e desde já recomendamos vivamente que a Autarquia não ceda terrenos municipais (que são de todos), para atividades que só agradam a alguns que na sua maioria nem são de cá.

Quanto às ameaças e insultos que recebemos não nos surpreendem nem nos preocupam de todo. Apenas mostram a natureza dos aficionados: violentos e também sem razão, a perder terreno e desesperados.

Nunca aceitaremos este retrocesso de usos e costumes em Castelo Branco e sempre nos oporemos veementemente a esta barbaridade. O futuro dependerá da postura da Autarquia. Quanto à nossa, essa é clara e inequívoca: tourada é tortura nunca foi ou será cultura.

Quanto á Autarquia terá de decidir se quer que Castelo Branco seja conhecido por um Concelho evoluído ou por um que regrediu no tempo.

A Direção da APAAE
(2015-06-29)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Junho 2015 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1234567
891011121314
15161718192021
222324252728
30 

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

Comunicado da APAAE

Tourada em Castelo Branco»»

29 Jun 15

mais notícias…

seguenos