Abrigo de S. Lázaro em Castelo Branco

Hotel recebe caninos em tempo de férias

O Hotel Canino está a funcionar em pleno

O Hotel Canino está a funcionar em pleno

O hotel canino está a funcionar em pleno, numa altura em que o número de animais abandonados é menor. A falta de recursos humanos continua a ser o grande problema do canil.

Com a chegada do Verão, e do tempo de fé rias, o Parque de Bem Estar Animal – Abrigo de S. Lázaro, em Castelo Branco, tem a funcionar em pleno um hotel canino, com capacidade para cerca de 30 animais. Isto para que "os donos possam ir de férias descansados, sabendo que deixam os seus animais em boas mãos", salienta Maria de Rosário Almeida, responsável. da Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE).

O Parque de Bem Estar Animal nasceu de uma parceria entre a APAAE e a Câmara Municipal de Castelo Branco. O hotel canino existe há dois anos e inclui o serviço de assistência veterinária, caso seja necessário. "Todos os hóspedes têm de ter o boletim de vacinas em dia e uma protecção anti-parasitária".

Mas o canil não funciona apenas em tempo de férias. Pode ser utilizado aos fins-de-semana ou mesmo quando os donos se ausentam por motivos profissionais, explica Rosário Almeida.

O Abrigo de S. Lázaro proporciona também outros serviços, como banhos e tosquias, profilaxia veterinária, colocação de chips de identificação nos animais, crematório e acessórios tais como coleiras, trelas e brinquedos. "Quem tiver condições e disponibilidade pode sempre adoptar um amiginho de quatro patas, cão ougato". O parque localiza-se junto aos viveiros municipais, na saída de Sarzedas para a A23 e está aberto das 08h30 às 19h00.

Abandono diminui

O abandono de animais parece estar a diminuir um pouco por todo o país, refere a responsável do Abrigo de S. Lázaro. Mesmo assim, a maior parte dos animais abandonados pertencem a caçadores.

Nota-se a nível nacional um menor abandono dos animais em tempo de férias. No entanto, Rosário Almeida salienta que o facto de haver menos pessoas a ir de férias pode explicar o decréscimo do abandono. Apesar de tudo, o canil de Castelo Branco continua com a capacidade esgotada.

Não dispomos de recursos humanos que nos permitam receber mais animais. Neste momento, a capacidade de acolhimento oscila entre os 100 a 150 animais. A falta de recursos humanos, com alguma qualificação, é mesmo o principal problema do canil, que conta com o esforço de apenas dois funcionários. Rosário Almeida salienta que o canil não é um depósito de animais mas sim um centro de acolhimento e recuperação animal.

Nelson Mingacho in Reconquista
(2005-07-01)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Julho 2005 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 23
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

RGPD

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é uma regulamentação que já se encontra em vigor nos países da União Europeia (UE) desde 2016, mas que se tornou obrigatória a partir de 25 de maio de 2018.»»

10 Mai 18

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

mais notícias…

seguenos