Sistema já apanhou um prevaricador

APAAE instala videovigilância no canil

Identificar e sancionar os responsáveis pelo abandono de animais às portas do canil municipal é o principal objectivo a cumprir com a instalação de um sistema de video vigilância que funciona 24 horas por dia.

A Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante (APAAE) instalou, à entrada do canil municipal, um sistema de videovigilância, com o propósito de identificar e sancionar pessoas que abandonam animais à porta daquelas instalações.

O sistema está a funcionar desde os dias seguintes ao Natal e já apanhou um prevaricador, que ali tentou deixar um animal durante a hora de almoço.

O assunto acabou por ser resolvido entre a APAAE e a pessoa em causa e acabámos por encontrar uma solução para o animal, adianta Rosário Almeida.

O sistema funciona de forma automática 24 horas por dia

O sistema funciona de forma automática 24 horas por dia

O canil não é um depósito de animais e tem lotação, diz Rosário Almeida, presidente da direcção da APAAE, além de que, as pessoas têm que se responsabilizar pelos seus animais. Segundo Rosário Almeida, a maior parte dos animais abandonados são cães com oito a dez meses que foram adquiridos quando cachorrinhos e depois cresceram.

Vê-se que não são animais perdidos, porque estão gordinhos e bem tratados e isso é ainda mais revoltante, diz a presidente da APAAE.

O sistema instalado funciona 24 horas por dia e é automático. Ou seja, sempre que alguém se aproxima dos portões do canil, as câmaras iniciam a gravação que é depois visionada pelos responsáveis da instituição.

As identificações efectuadas são comunicadas à GNR, que tem o papel de fazer cumprir a Lei.

Esta foi a forma encontrada para combater o facilitismo, que, no entender de Rosário Almeida contraria o papel pedagógico que o canil pretende desempenhar junto da comunidade.

Refira-se que, de acordo com o número 3, alínea (d), do artigo 1° da Lei n° 92/95, que diz respeito à protecção dos animais, é proibido o abandono intencional de animais na via pública que tenham sido mantidos sob cuidado e protecção humanas, num ambiente doméstico ou numa instalação comercial ou industrial.

Andreia Gonçalves in Povo da Beira
(2007-01-09)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Janeiro 2007 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1234567
81011121314
15161718192021
22232425262728
293031 

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

Comunicado da APAAE

Tourada em Castelo Branco»»

29 Jun 15

mais notícias…

seguenos