Projecto albicastrense divulgado na Internet

Brasil replica modelo
do canil de Castelo Branco

O modelo de funcionamento e gestão do Canil Municipal de Castelo Branco vai ser implementado na cidade de Quissamã, no Estado do Rio e Janeiro, Brasil.

Há cerca de dois meses que a associação de Protecção e Apoio ao Animal errante (APAAE) disponibiliza na internet um novo sítio dedicado ao Parque Municipal de Bem Estar Animal (www.apaae.pt). A partir de qualquer parte do mundo, sentado em frente a um computador, qualquer utilizador pode aceder às páginas que dão a conhecer o modelo de funcionamento sobre o qual assenta este santuário animal, tal como a responsável da APAAE lhe gosta de chamar. Foi o que aconteceu com um veterinário do Estado do Rio de Janeiro do Brasil, onde vai ser construído na cidade de Quissamã um canil municipal.

Rósario de Almeida e José Rocha são os responsáveis<br>pelo dia-a-dia no canil

Rósario de Almeida e José Rocha são os responsáveis<br>pelo dia-a-dia no canil

Roberto da Silva é médico veterinário e está a elaborar um projecto para ser apresentado junto a Prefeitura do Município onde reside, em Quissamã, órgão autárquico equivalente a uma Camâra Municipal em Portugal. O próprio escreveu um email à APAAE a explicar como surgiu a ideia.

A ideia começou com um projecto de consciencialização da posse responsável de cães e gatos, evoluiu para um abrigo e após a visita ao sítio da Internet da APAAE, acredito ter chegado ao ponto que queria: um Parque Municipal de Bem Estar Animal, pode ler-se no email a que a Reconquista teve acesso.

Apesar da distância que separa os dois paises irmãos, o modelo seguido pelo Canil Municipal de Castelo Branco, gerido pela APAAE, captou a atenção do responsável ao ponto de o eleger como modelo de inspiração para o projecto que está a elaborar. Para isso, já solicitou à associação de protecção e defesa animal detalhes sobre o canil albicastrense.

A novidade foi recebida com enorme satisfação pela presidente da direcção da APAAE, Maria do Rosário de Almeida. Estamos a cumprir os nossos objectivos, refere, satisfeita por este reconhecimento do trabalho desenvolvido. Mais do que divulgar o nosso trabalho, o sítio da internet serve para divulgar o modelo de funcionamento no qual acreditamos e que dá provas há nove anos: o modelo de santuário animal. O que também diferencia o canil albicastrense dos outros é a possibilidade de adoptar cães e gatos.

Há poucos assim, salienta a responsável pelo projecto que entretanto já enviou para o veterinário informação detalhada acerca do canil. Eles têm um espaço grande onde vão implementar exactamente isto, adianta Rosário de Almeida. Na missiva enviada à APAAE o veterinário salienta: a Prefeitura tem uma boa área onde pode ser implantado um parque municipal com espaço para sectores de animais silvestres; animais de grande porte (como equinos e bovinos) e para cães e gatos.

Como vivem os Animais

Modelo de santuário animal

No parque de Bem Estar Animal de Castelo Branco, situado junto da Zona Industrial, os animais vivem em liberdade dentro de grandes zonas vedadas. Têm acesso a abrigos de madeira, chapa zincada ou blocos que dispõem de aquecimento para fazer face a Invernos mais rigorosos. No Verão abundam as sombras naturais e a água está disponível em grandes pedilúvios, pode ler-se no sítio da Internet.

O Santuário dispõe de vários equipamentos como gabinete médico-veterinário, zona de banhos e tosquias, zona de quarentenas, áreas para animais mais jovens e para os que têm idade mais avançada. Está ainda equipado com enfermarias, duas cozinhas, armazém de rações, um pequeno gatil, recepção para visitantes, um hotel canino e estacionamento parcialmente coberto. O canil é frequentemente visitado por escolas e beneficia de diversas campanhas de solidariedade e estudos técnicos sobre o bem-estar animal efectuados pela APAAE.

Conteúdos em Inglês

Entretanto a APAAE está já a efectuar contactos no sentido de disponibilizar os conteúdos do sítio na Internet também em lingua inglesa. O canil é considerado pela APAAE um projecto único em Portugal que se dedica à recolha de animais (cães e gatos) abandonados ou vítimas de maus tratos. Funciona desde 1999 com base numa parceria entre associações e a Câmara Municipal de Castelo Branco.

Nelson Mingacho in Reconquista
(2008-01-17)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Janeiro 2008 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 123456
78910111213
141516181920
21222324252627
28293031 

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

Comunicado da APAAE

Tourada em Castelo Branco»»

29 Jun 15

mais notícias…

seguenos