Alimentar gatinhos silvestres

Outro assunto delicado mas que passamos a explicar são os problemas que se criam ao alimentar gatinhos silvestres nas ruas.

Então é assim: Os gatos assilvestrados, que já nascem assim (e são muitos milhões em Portugal), são ensinados pelas suas mães a serem autónomos. Caçam ratitos, insectos e passaritos. Assim temos as cidades desratizadas e mais limpas de pragas.

Mas, se começarmos a alimenta-los com restos, nas ruas, eles acomodam-se e começam, também, a perder os instintos silvestres que lhes garantem uma vida autónoma, feliz e saudável, e sobretudo longe de focos de doenças ou, pior, venenos! Se algum adoecer as ONG’s protectoras de animais acolhem-no e tratam-no, agora, se lhes são retiradas as competências e capacidades naturais de sobrevivência, nenhuma ONG teria capacidade para recolher as centenas de gatos que começariam a surgir. Já referi que há milhões de gatinhos silvestres em Portugal. O ideal é apanhar (os que se deixam apanhar), esteriliza-los, desparasitá-los, vaciná-los e devolvê-los ao seu habitat natural. é óbvio que há situações de excepção, mas a regra é: observá-los, cuidá-los se e quando necessário, interferindo o mínimo possível com estas colónias úteis e necessárias ao controle de pragas urbanas e rurais como os ratos.

APAAE
(2009-10-16)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Outubro 2009 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 1234
57891011
121314151718
19202122232425
2627282931 

RGPD

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é uma regulamentação que já se encontra em vigor nos países da União Europeia (UE) desde 2016, mas que se tornou obrigatória a partir de 25 de maio de 2018.»»

10 Mai 18

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

mais notícias…

seguenos