As conquistas recentes
das ONG’S de Protecção Animal

As Organizações Não Governamentais de Protecção Animal (ONG’S), a que chamamos, habitualmente, Associações, têm alterado pouco a pouco, mas de forma importante, o panorama do abandono de animais em Portugal.

Não me referindo, ainda, concretamente, a uma diminuição dos números do abandono não posso, no entanto, deixar de constatar outras mudanças de extrema importância. Cada vez mais as pessoas consideram e optam pela adopção, no momento de adquirirem um amiguinho de quatro patas e dirigem-se aos abrigos a aos canis municipais onde se constata, então, a maior novidade de todas e que passo a clarificar: apesar de, infelizmente, os canis municipais (Centros Oficiais de Recolha), continuarem a ser, mesmo os mais recentes, claustrofóbicos e nada adaptados ao que é, realmente, bem-estar para um animal, começaram a mostrar uma postura diferente para o exterior e refiro-me, concretamente, ao facto de afirmarem que promovem as adopções e não abatem, tendo alguns, inclusivamente, sites onde divulgam os animais para adopção e ainda contratarem quadros técnicos superiores para acompanharem, em permanência, o funcionamento do centro, especialmente nas ausências dos veterinários municipais que possuem outras incumbências e responsabilidades na área animal, nos respectivos Concelhos.

Enfim, procuram passar uma imagem diferente, coisa que num passado recente não os preocupava minimamente.

Alguns, já fazem campanhas de sensibilização, protocolos de colaboração com Associações Zoófilas e patenteiam, de um modo geral, uma nova postura e imagem para o exterior. No interior, continuam a ter prisioneiros inocentes em jaulas e boxes duvidosas, mas algo está a mudar e DEVE-SE Á ACTUAÇÂO continuada e determinada das ONG’s.

Água mole em pedra dura… e, portanto, é preciso continuar a trabalhar, mas com um novo alento pois, os canis municipais, começaram, finalmente, a ter vergonha da barbárie que (ainda) são.

APAAE
(2010-05-05)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Maio 2010 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 12
346789
10111213141516
17181920212223
2426272829
31 

RGPD

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é uma regulamentação que já se encontra em vigor nos países da União Europeia (UE) desde 2016, mas que se tornou obrigatória a partir de 25 de maio de 2018.»»

10 Mai 18

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

mais notícias…

seguenos