Os números da APAAE em 2010

303 animais deram entrada no Parque de Bem-Estar Animal de Castelo Branco durante 2010. No mesmo período de tempo, foram adoptados 262 e ajudámos a encontrar donos para 154 animais, cujos proprietários deixaram de possuir condições para os ter.

Os números inerentes ao abandono continuam a ser uma calamidade nacional mas, em contrapartida, os adoptantes responsáveis também vêm a aumentar. Adoptar, está a tornar-se a alternativa inteligente e humanitária à compra de animais de companhia e os muitos donos com que mantemos contacto regular mostram-se extremamente satisfeitos com a opção pois, tal como Alexandra Horowitz afirma no seu recente livro Cão – o que vê, cheira e sabe, da editora Texto, Ter um cão de raça mista equivale a ter um cão de raça com as arestas limadas.

Por outro lado, continuam a aparecer cada vez mais animais chipados sem se encontrarem registados em nenhuma das duas bases nacionais de dados (CIRA e SICAFE).Também não percebemos bem o porquê de duas bases nacionais. Uma, era suficiente e o mais correcto. O não registo deve-se, por um lado, ao facto de algumas juntas de freguesia terem a inserção informática de dados atrasada (a APAAE, inclusivamente, já apelou às mesmas para que, com a brevidade possível, e na eventualidade de existirem alguns atrasos, efectuarem as necessárias actualizações, inserindo os respectivos dados) e, por outro, muitos donos se esquecerem que têm de levar o número e os dados inerentes ao chip à respectiva Junta de Freguesia da residência do animal, pois um chip não é um GPS, é apenas um número, como se fosse uma tatuagem electrónica que tem de ser inserido, juntamente com os dados do dono, numa base nacional para que, em caso de desaparecimento do animal, possa ser identificado através da leitura feita com um aparelho próprio e posteriormente conferido e identificado no CIRA ou SICAFE (as tais bases nacionais de dados).

Também, pelas razões apresentadas, defendemos a ideia de que para além do chip, o animal traga consigo uma PLACA DE IDENTIFICAÇÃO com o contacto do dono o que permite uma leitura e uma identificação imediatas sem o necessário recurso a leitores de microchips que no geral só os veterinários, algumas forças policiais e algumas associações possuem.

Um FELIZ 2011 a todos os donos responsáveis e aos seus AMIGOS de 4 patas.

APAAE
(2010-12-31)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Dezembro 2010 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 12345
789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

RGPD

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é uma regulamentação que já se encontra em vigor nos países da União Europeia (UE) desde 2016, mas que se tornou obrigatória a partir de 25 de maio de 2018.»»

10 Mai 18

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

mais notícias…

seguenos