Pedido de Revisão: Registo dos 'chips' de identificação

Pedido de revisão do processamento do registo eletrónico dos animais de companhia.

A APAAE (Associação de Proteção e Apoio ao Animal Errante) é uma ONG sem fins lucrativos, sediada em Castelo Branco e que trabalha intensa e afincadamente na proteção animal, recolhendo, tratando e encaminhando para adoção centenas de animais abandonados.

Porém, cada vez verificamos mais que os mesmos chegam até nós ‘chipados’ mas não figuram nas bases de dados do CIRA e do SICAFE.

Em primeiro lugar parece-nos um absurdo a existência de duas bases de dados, por outro lado e ao tentarmos compreender a falibilidade que o sistema de identificação esta a mostrar concluimos o seguinte:

Os veterinários que colocam os ‘chips’ não os registam em nenhuma base de dados e nem sempre informam os donos que têm que se dirigir às respectivas juntas de freguesia para que as mesmas os insiram nas supracitadas bases.

Porém, os veterinários que colocam os ‘chips’ solicitam imensa documentação aos donos o que os leva a concluir que os ‘chips’ dos seus animais ou são ali mesmo introduzidos ou funcionam tipo GPS!! Também sucede os veterinários esquecerem-se de informar os donos que têm que se dirigir às juntas de freguesia e por sua vez também os proprietários se esquecem de o fazer…

Um ciclo vicioso com uma grave consequência: centenas de animais ‘chipados’ sem conseguirmos identificar os donos.

Também já tivemos feedbacks de diversas juntas que afirmam não possuir sistema informático ou ter tanto que fazer que estão atrasadas alegando que por isso mesmo deviam ser os veterinários a inserir os números dos ‘chips’, quando os colocam, no sistema de base de dados.

Aqui, concordamos com as juntas. Os veterinários que colocam os ‘chips’ têm que os introduzir na base de dados, caso contrários os tramites complexos do processo e a intervenção de diversos organismos a que os donos têm que recorrer (veterinários e juntas), estão a conduzir ao insucesso do processo de identificação que, apesar de obrigatório, não se encontra a produzir os resultados desejados.

Apelamos para a rápida resolução desta questão que nos parece simples a partir do momento que os veterinários que colocam os ‘chips’ sejam os únicos responsáveis pela introdução dos respectivos números nas bases de dados. Ou, idealmente, numa única base de dados. Caso contrário os donos gastam dinheiro, cumprem a lei e não se verificam resultados.

APAAE
(2013-03-14)

Adoptar
      Fazemos Tosquias, Banhos e temos Centro de Férias para o seu animal. Vamos buscar o animal ao seu domicílio.           Fazemos Tosqui
«  Março 2013 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
 123
45678910
111213151617
18192021222324
25262728293031

Inquérito

Um inquérito da iniciativa da APAAE foi levado a cabo junto de todas as turmas do 12º ano das escolas de Castelo Branco, pelos respetivos Diretores de Turma, sobre o que estes jovens, pensam acerca da realização de touradas.
Revelou que 80% dos inquiridos são contrários à realização das mesmas.
Um número tão expressivo deverá fazer-nos refletir.

10 Mai 16

Consulázaro, 3º Aniversário

O Consultório Veterinário da APAAE assinala três anos ao serviço do bem estar de todos os animais de todos os donos.
Consultas, RX, ecografias, vacinas, castrações, banhos e tosquias.

10 Mai 16

Comunicado da APAAE

Esterilizar e Castrar é Amar»»

09 Mai 16

18 Anos sem Abates

A APAAE comemora em 2016, dezoito anos sem abates no concelho de Castelo Branco.
Esperemos que rápidamente este novo paradigma deixe de ser exceção e passe a regra em todo o país!

06 Mai 16

Comunicado da APAAE

Tourada em Castelo Branco»»

29 Jun 15

mais notícias…

seguenos